Mensagem enviada pelo Fabio
Uma empresa norte-americana criou um sistema que possibilita que consumidores comprem produtos por mensagem de texto no celular, um processo que elimina a necessidade de ir a uma loja ou até mesmo visitar um site na Internet. A ShopText já disponibilizou alguns produtos para compra. Anúncios para o novo CD do cantor Tm McGraw, por exemplo, levam um código para aquisição pelo celular. Assim como algumas revistas levam o mesmo tipo de codificação para o novo livro do Harry Potter. Até casas de espetáculo entraram na nova tecnologia.
No centro da novidade está a ShopText, uma pequena companhia de Nova York que recebe os pedidos, cobra os consumidores por meio de cartão de crédito e envia o produto. Para usar o sistema, as pessoas têm que, em primeiro lugar, abrir uma conta na empresa, informando endereço para entregas e o número do cartão.
"O e-commerce (comércio eletrônico) representa somente uma fração do varejo total e o que mais impede seu crescimento é a disponibilidade de acesso à Internet", disse Mark Kaplan, fundador da ShopText. "Os celulares ligam produtos à mídia. Quando as pessoas têm impulso por comprar, eles carregam seus aparelhos de telefone". "Eu sempre tive o sonho de que garotas deveriam poder comprar o que elas viam na revista", afirmou Susan Schulz, editora-chefe da publicação CosmoGirl. "Enquanto ela folheia a revista, eu quero que esteja sentada com seu telefone em mãos. Será muito interativo".
No entanto, mensagem de texto não é a única forma de se comprar por meio do celular. A empresa de cartões MasterCard está testando uma forma de pagamento por telefone em Nova York com aparelhos da Nokia em que consumidores podem adquirir produtos do McDonald's, por exemplo, usando uma tecnologia de rádio. Há ainda empresas testando tecnologias com Bluetooth, GPS e código de barras.
The New York Times
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