Wednesday, April 04, 2007

Programa dá visão humana ao computador

O cérebro humano consegue ver a diferença entre um animal e um galho de árvore em menos de 20 milissegundos, habilidade crucial para a sobrevivência. Tomaso Poggio e seus colegas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram um software que é capaz de fazer este reconhecimento, de acordo com a NewScientist.

O homem consegue diferenciar entre animais e não-animais antes mesmo de se dar conta de ver algo. "Estou muito empolgado com isto, confirma a minha hipótese formulada em 1989", diz Simon Thorpe, que estuda este tipo de reconhecimento.

O modelo contém uma simulação de grupos de neurônios encontrados no córtex visual e simula a sua resposta a estímulos visuais. Os sinais são passados de um grupo de neurônios para o próximo na mesma forma hierárquica do cérebro.

Quando 150 imagens de animais e 105 imagens de outras coisas foram mostradas ao programa, o software fez o reconhecimento exatamente com a mesma precisão do cérebro humano. Entretanto, o cérebro leva 20 milissegundos, o computador leva bem mais.

O próximo passo do projeto é ensinar o programa utilizar sua memória para reconhecer objetos depois de períodos longos.

Texto retirado do Terra Tecnologia - http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1527227-EI4801,00.html