Thursday, March 19, 2009

LTE: O próximo passo depois do 3G

Oi Pessoal,

Li esta reportagem no Meio & Mensagem e achei muito interessante. Alguém já ouviu falar na LTE? Agilizaria muito!!!

"Em breve, a sigla LTE começará a se tornar popular e ganhar espaço nas discussões sobre o acesso à banda larga por meio de aparelhos móveis. Trata-se do Long Term Evolution, protocolo adotado como a próxima evolução da família GSM, a evolução do 3G, e que tem como principal característica o acesso à banda larga de altíssima velocidade às redes móveis.

Para ter idéia, o 3G tem velocidade média de 7.2 Mbps dentro da arquitetura HSPA (High Speed Packet Access). A Vodafone, no ano passado, lançou uma versão beta de 21.6 Mbps, considerada a mais rápida do mundo.

No LTE que opera na faixa de 2,6 GHz, a rede suporta transmissões de dados com velocidade de até 300 Mbps, aumentando sobremaneira a eficiência de downlinks e uplinks.

Na edição 2009 do Mobile World Congress, os principais fabricantes já apresentaram em seus estandes alguns protótipos do LTE, que tem previsão de lançamento comercial em 2010.

No estande da LG foi apresentada a transmissão de streaming de vídeo em HD através de uma ERB LTE da Nortel. A Ericsson também montou uma minirrede LTE em seu espaço na feira e demonstrou o download de um arquivo de 200 Mb em menos de dez segundos. O mesmo fizeram a Nokia Siemens Networks e a NTT Docomo, maior operadora de celular do Japão,

Para o mercado brasileiro ainda não há previsão de lançamento de LTE, já que ainda estamos consolidando o 3G. Além disso, a crise financeira mundial deverá adiar os investimentos necessários para o desenvolvimentodo HSPA."

Wednesday, March 18, 2009

Sites têm mesmo peso que noticiário de TV

Para o internauta brasileiro que procura informação, sites de busca, como Google e Yahoo!, pesam tanto quanto os noticiários de TV, de acordo com a pesquisa "Media Myths & Realities", realizada pela Ketchum, em parceria com a Universidade da Califórnia do Sul (nos EUA), a Universidade Bournemouth (na Inglaterra) e a GMI Research (no Brasil).

Foram entrevistados 2.000 internautas nos três países, 500 deles no Brasil. Destes, 300 pertencem ao público em geral, boa parte deles com renda de até R$ 2,1 mil ao mês. Outros 200 são considerados "influenciadores" (pessoas que expressam sua opinião em algum meio de comunicação ou atuam em grupos sociais).

Só no mercado brasileiro, as ferramentas de busca receberam tanto destaque na resposta à pergunta: "Com exceção de publicidade, quais fontes de informação você leu, assistiu, ouviu ou usou no último mês?". Quando a pesquisa dimensionou qual a fonte de informação buscada em primeiro lugar pelo usuário no Brasil, a internet superou de longe a televisão: 53% do público em geral acessa primeiro a web, contra 30% que consideram a TV como fonte primária.
Entre os influenciadores, a distância é ainda maior: 78% vão para internet e 14% buscam a televisão.

Quando se trata de público em geral, outros meios são utilizados com bem menos intensidade como primeira forma de ficar informado: jornal (6%), rádio (5%), amigos e família (3%) e mídia móvel (1%).

As informações são do jornal Valor Econômico.

Tuesday, March 17, 2009

Ranking global de sites

Pessoal, como na última aula um dos temas abordados foi o ibope dos sites e seus conteúdos (apelativos ou não), e mais especificamente os sites pornos, divido com vocês o site Alexa, que tem essa medição por países, mundo etc, além de muitos outros dados bacanas para quem gosta do tema.
Por exemplo, entre os 50 sites mais acessados no mundo hoje, 2 são de conteúdo exclusivamente porno, curioso, não? No Brasil, os top 4 são Google, Orkut, Windows Live e UOL.
Abs!

PDFs da aula do dia 17 de março

Caros alunos

O conteúdo overview sobre Cognição

O conteúdo inicial sobre Percepção/Linguagem

O texto base :
KIHLSTROM, John. F.; PARK, Lillian. Cognitive Psychology, Overview. In: Encyclopedia of Human Brain, Elsevier,2002 pags 839 - 853

Quem desejar, tem duas revistas brasileiras interessantes:

Editada pela Duetto, a revista Mente Cérebro (braço da Scientific American) lançou a edição especial "Armadilhas da Percepção". Grande parte dos textos pertencem ao casal de pesquisadores Vilayannur S. Ramachndran e Diane Rogers-Ramachandran, do Centro do Cérebro e da Cognição da Universidade da Califórnia, em San Diego.

Por R$ 12,90 (no ano passado), o leitor pode penetrar em universo de interações entre percepção, sistema visual, leis da física e estética.)

Edição Especial da Scientific American -> Percepções

O texto base :
KIHLSTROM, John. F.; PARK, Lillian. Cognitive Psychology, Overview. In: Encyclopedia of Human Brain, Elsevier,2002 pags 839 - 853

Monday, March 16, 2009

Twitter

Pessoal, a revista Época desta semana está com uma matéria bem legal sobre o Twitter.

Confiram um trecho em: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI64069-15228,00-O+TWITTER+VE+E+MOSTRA+TUDO.html

Abraços!