Saturday, March 03, 2007

Sandra: outras referências

Definições de Interface
Quando falamos em interface, logo pensamos na parte visível de um programa de computador, na tela do monitor, enfim, no que nos permite interagir com a máquina. Segundo Cláudia Duarte, Mestre em Tecnologia da Imagem pela Escola de Comunicação da UFRJ e sócia da Avelar & Duarte Consultoria e Design, interface é “um intermediador que regula a interação entre processos, não ficando apenas associada a computadores e usuários. Qualquer mediador (aos quais dispositivos ou agentes estejam relacionados) pode constituir uma interface”. Pode-se, portanto, ampliar o conceito: uma alavanca é uma interface. O telefone, a assessoria de imprensa de uma empresa também são. “A interface constitui um ambiente de relações”, diz Cláudia. “Mas fica sempre ‘entre’: entre dispositivos, entre representações, entre processos, contextos, agentes, entidades."É exatamente isso que diz o filósofo Pierre Lévy, doutor em Ciência da Informação e da Comunicação pela Universidade de Sorbonne, na França: "interface é uma superfície de contato, de tradução, de articulação entre dois espaços, duas espécies, duas ordens de realidade diferentes: de um código para outro, do analógico para o digital, do mecânico para o humano [...] Tudo aquilo que é tradução, transformação, passagem, é da ordem da interface." (1993).Um livro, por exemplo, pode ser considerado como uma interface, onde o princípio da escrita é apresentado como interface visual da língua ou do pensamento. A interface "livro" possui elementos que nos orientam em sua "navegação" (leitura), como a numeração das páginas, os títulos, subtítulos e o índice.Realmente, o objetivo da interface é facilitar a interação entre dois elementos; nesse sentido, ela deveria ser transparente para o usuário. Existem, porém, pesquisadores que defendem a idéia de que a interface tem também uma função estética. Em um interessante artigo (em inglês) publicado pela revista Receiver, da Vodafone, Lev Manovich – Professor de Artes Visuais na Universidade da Califórnia em San Diego – afirma que o paradigma da transparência fez sentido até a metade dos anos 90, quando as pessoas praticamente não utilizavam equipamentos de informática fora do trabalho. Mas o número de interações aumentou e esses equipamentos se tornaram companheiros íntimos das pessoas. Quanto mais se usa um celular, um computador, um MP3 player ou qualquer outro equipamento pessoal desse tipo, mais se está “interagindo com uma interface”. Segundo Manovich, “os designers não tentam mais esconder as interfaces. Em vez disso, a interação é tratada como um evento, opondo-se ao ‘não-evento’ do paradigma anterior da ‘interface invisível’. Colocado de outra maneira, o uso de equipamentos pessoais de informática é hoje concebido como uma experiência cuidadosamente orquestrada, em vez de meramente um meio para atingir um fim. A interação explicitamente chama atenção para si mesma. A interface envolve o usuário em um tipo de jogo. Pede-se ao usuário que devote significativos recursos emocionais, perceptuais e cognitivos para o próprio ato de operar o equipamento.” Segundo o novo paradigma, portanto, a interação tornou-se uma experiência não só estética, mas significativa. Referência bibliográfica:LEVY, Pierre. As tecnologias da inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

Vivi também envia suas pesquisas

Fiz uma breve pesquisa e encontrei algumas definições de interface, entre elas:Em informática – interface do utilizador é o conjunto de características com a qual os utilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa.Interface física – é um dispositivo que efetua ligação entre uma porta de saída de um determinado equipamento a uma porta de entrada a outro equipamento. Ex. entre um computador de um periférico a um computador.Interface jornalística – é a forma com a qual se conduz a notícia ao leitor, seja por meio de jornal, revistas, sites, etc.Baseada nestas informações, concluo que interface é uma forma de conexão, seja entre pessoas e/ou entre máquinas.Espero não ter ‘viajado’ muito na resposta.

Mais links encontrados por Daniela

A Daniela fez uma "varredura na internet" e encontrou os seguintes links com definições sobre interfaces.

Definições de Interface na internet:No uso comum da palavra, uma interface é o ponto, área ou superfície ao longo da qual duas substâncias ou outras coisas qualitativamente diferentes se encontram. pt.wikipedia.org/wiki/Interface dispositivo com finalidade de conexão entre dois equipamentos que não possuem as mesmas funções.http://www.google.com.br/url?sa=X&start=69&oi=define&q=http://www.tudosobretv.com.br/glossa/gloss_i.htm&usg=__xU7pKznhQuNzWV-F2Hy3ovxbzGM= Uma superfície entre dois espaços. Por exemplo, a tela do micro, que é a interface entre o usuário e o sistema. Ou um ícone na tela, que é a interface entre o usuário e um programa.http://www.google.com.br/url?sa=X&start=70&oi=define&q=http://www.viphostsystem.com/glossario/glossario.html&usg=__dAYwpnlMjwRg6XLE33XH7AaqsnQ= Dispositivo intermediário entre componentes de um computador, entre computadores ou entre computadores e usuários.http://www.google.com.br/url?sa=X&start=71&oi=define&q=http://www.sinopse.info/gloss/gloss-i.htm&usg=__XZpsAH3J4394NWQir2w7Mu0JMWw= É o que realiza comunicação entre o usuário e o computador, um exemplo é o monitor onde podemos ver as informações na tela .http://www.google.com.br/url?sa=X&start=72&oi=define&q=http://www.muitasdicas.hpg.ig.com.br/vocabulario.htm&usg=__4pD-L3i2SOOaxhJJ7cT2dDobXEA= Conexão entre dois dispositivos em um sistema de computação. Também usado para definir o modo (texto ou gráfico) de comunicação entre o computador e o usuário.http://www.google.com.br/url?sa=X&start=73&oi=define&q=http://www.katiafaggiani.zevallos.com.br/clientes/glossario.asp&usg=__bW_6GiJNNJcO63Idp0qrutZ6csU= Uma especificação de comportamento abstrato, que as classes individuais podem então implementar.http://www.google.com.br/url?sa=X&start=74&oi=define&q=http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp%3Fid_ac%3D95&usg=___abztmznNOwa5pb7YI1sQNCMsII= É a forma de relacionamento e interação entre o usuário, o programa ea máquina. Uma interface é um conjunto de chamadas possíveis a bibliotecas que contêm rotinas implementando determinados objetivos, neste caso, comunicação entre máquinas.http://www.google.com.br/url?sa=X&start=75&oi=define&q=http://www.flaviowenzel.hpg.ig.com.br/informatiques/i.html&usg=__CwFNoaL-7Vav6nOjnx_Bz7cC2Kg= Significa a forma de relacionamento entre o usuário e um programa, ou até mesmo o próprio computador. Interface amigável refere-se a um programa onde a pessoa entende exatamente o que deve fazer para atingir seu objetivo no programa. http://www.google.com.br/url?sa=X&start=76&oi=define&q=http://www.lvcursos.hpg.ig.com.br/glossario.htm&usg=__qrieM56Scxid4ffJIajBPkKCIy4= Ao criar um programa de computador, você deve criar a interface do seu programa com o usuário. É nesse momento que você colocará os objetos no Form e alterará as propriedades em tempo de design, Nessa fase você deverá seguir algumas regras para que seus objetivos sejam alcançados.rizzatti.net/emerson/visual/conceit.php

Daniela Arruda dá o pontapé inicial

A Daniela Arruda enviou o primeiro post sobre o desafio que fiz na aula, para que definissemos o que é Interface.

Ela escreve:


Olá professor Walter,
Na minha definição, interfaces são partes que separam e ao mesmo tempo integram homem e máquina. Os dois são divergentes, mas se convergem em um ponto, como o caso da comunicação. Um depende do outro, o homem cria e evolui com a máquina. Na comunicação, a ligação é a mesma. Para que ela seja eficiente e atinja seus objetivos – alcançar o maior número de pessoas possível de forma cada vez mais rápida e prática – é necessário que ela se adapte aos atuais e futuros meios de transmissão de informações conforme a tecnologia. Entendo que interfaces é o liga um mundo ao outro e os torna único, acessível.
Encontrei um texto interessante sobre interfaces.

Interfaces inteligentes
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/02/20/interfaces-inteligentes/
20 de fevereiro de 2006, 0:00
O uso de canais online é uma oportunidade para as empresas.
Por Marcello Póvoa
A oportunidadeA proliferação da base instalada de PCs e celulares criou para as empresas novos canais de geração de receita e relacionamento com o consumidor final e o público corporativo. No Brasil os números seguem crescendo com cerca de 12% da população usando a internet, enquanto mais de 40% usam celulares. No mundo corporativo não existem métricas precisas, mas certamente os números são muito maiores, incluindo aí uma disponibilidade significativamente mais farta de banda larga.
Independente do segmento da empresa, existe uma oportunidade no canal online que deve ser capitalizada. Iniciativas de e–commerce, formação de CRM, gestão do conhecimento, dentre outras, podem gerar receitas e fortes reduções de custo.
Fator críticoNo desenvolvimento e manutenção de um canal on-line, um dos fatores mais críticos de sucesso está no projeto da interface. A interface é a membrana que fica entre o usuário e o sistema. Todos os elementos que visualizamos e interagimos ao usar um PC, celular, PDAs e afins compõem a interface que tem como fim intermediar a relação entre o ser humano e o sistema computacional que está do outro lado.
Assim, um projeto de interface bem executado deve permitir tanto ao negócio quanto ao usuário atingirem seus objetivos, de uma forma fácil e agradável. Por exemplo, uma boa loja de comércio eletrônico deve ser capaz de alavancar vendas para a empresa e simultaneamente facilitar o processo de compra para o consumidor. A cadeia de lojas GAP nos EUA investiu recentemente US$ 10 milhões em sua nova loja online, boa parte em cima do projeto de interface.
Um outro bom exemplo é a intranet da Cisco Systems, que tem cerca de 3.5 milhões de páginas. Houve recentemente um reprojeto de interface que fez com que o tempo médio de execução de tarefas comuns diminuisse em 17.6 segundos. Baseado neste tempo economizado pelos funcionários, chegou–se a uma redução de custos de US$ 3 milhões para a empresa.
Interfaces inteligentesPara catalizar o negócio bi–lateralmente (empresa e usuário) uma interface deve agir e reagir da forma o mais “humana” o quanto possivel, evitanto comportamentos mecânicos típicos de sistemas – geralmente desagradáveis para o usuário. Assim, técnicas de marketing que existem há décadas funcionam extremamente bem no projeto de interfaces. Dentre estas técnicas destaca–se o marketing direto, procurando sempre gerar algum tipo de valor que incentive o usuário a progredir no fluxo de compra, transação, procura de conteúdo ou qual seja a situação de usabilidade.
Naturalmente, as funcionalidades dispostas na interface devem estar fundadas em uma tecnologia eficiente para que as ações ocorram. Mais ainda, as ações do usuário na interface podem ser registradas e posteriormente interpretadas para gerar valor agregado e lealdade. Por exemplo, se um usuário visita repetidamente uma determinada categoria de produtos expostos na interface, isto possivelmente sinaliza um potencial de conversão. Consequentemente, uma oferta destes produtos deve ser enviada a este usuário… pela própria interface.
O uso de canais online para negócios será progressivamente mais popular via múltiplas interfaces: principalmente PC, celular e sua TV, que já tem interatividade em alguns serviços de cabo e satélite no Brasil. A questão crucial é fazer projetos com uma visão centrada no usuário e seu comportamento. Afinal, o cliente tem sempre razão. [Webinsider]