Wednesday, April 02, 2008

“Da Olivetti à Internet”

Evolução do Jornalismo

Foi lançado o livro “Da Olivetti à Internet”, que reúne textos de 22 jornalistas brasileiros sobre técnicas de produção de notícia ao longo dos últimos 30 anos. Com artigos que tratam desde a época da máquina de datilografia até o surgimento da rede mundial de computadores, a obra possui 156 páginas e deve ser levada a cursos de comunicação e jornalismo de todo o estado catarinense.

Produzida pela editora Unisul, da Universidade do Sul de Santa Catarina, a publicação foi organizada pelo professor Laudelino José Sarda. Veja a lista completa dos autores: Acari Amorim, Adelor Lessa, Aldo Grangeiro, Apolinário Ternes, Celso Vicenzi, Elaine Borges, Elisabeth Karam, Gervásio Luz, Ildo Silva, Laudelino José Sardá (organizador da antologia), Laudelino Santos Neto, Lourenço Cazarré, Luciano Bitencourt, Marcos Bedin, Mário Medaglia, Mauro Meurer, Orestes Araújo, Orlando Tambosi, Raimundo C. Caruso, Raul Caldas Filho, Salim Miguel e Sérgio Lopes.

Fonte: comunique-se

Tuesday, April 01, 2008

Aula sobre Ícones

Caros
Alunos

Clique aqui e obtenha a aula sobre Ícones

Importância dos sites de busca

O mais engraçado é que não são os sites de informação ou conhecimento que os usuários têm interesse, e sim os sites de busca ou de interatividade que são os "grandes donos" das redes.

Por isso que o Google vale tanto.

Postado por heloisa

Thais Martinez dá dica de evento

olá pessoal, resolvi postar este curso de jornalismo na internet, que acontecerá no Espaço Revista Cult, em São Paulo, neste findi!!


26 de abril - sábado10h - A ética é a estética do futuroOs desafios atuais da indústria de comunicação na qual mídia e telecomunicações convergem.Ministrado por: Caio Túlio Vieira Costa - jornalista, professor de Ética Jornalística na Faculdade Cásper Líbero. Preside o Internet Group, empresa da Brasil Telecom que une os serviços iG, iBest e BrTurbo.


11h30 - A interação com o leitor no jornalismo digital Ministrado por: Endrigo Chiri Braz - editor de Mídias Eletrônicas da editora Trip, departamento responsável pelo conteúdo dos sites das revistas Trip e Tpm.


14h - A integração e a otimização das informaçõesO Estadão foi o pioneiro em integrar fisicamente suas equipes. Essa integração é positiva?Como administrar a informação produzida pela redação do jornal e a produzida pela redação do site? Ministrado por: Marcos Guterman - editor do estadao.com.br, versão online do jornal O Estado de S. Paulo, desde junho de 2006. Já trabalhou na Folha de S. Paulo, onde exerceu os cargos de editor de Internacional e editor-adjunto da Primeira Página.


15h30 - O jornalismo digital e a nova linguagemMinistrado por: Rodrigo Flores - gerente geral de notícias do UOL


27 de abril - domingo


10h - O planejamento técnico de um siteA plataforma tecnogica necessária para atingir o objetivo de um projeto. Como desenvolver uma solução e facilitar a navegação. Ministrado por: Christian Haideki Kotsubo - Bacharel em Ciência da Computação (Unesp/Bauru), trabalha com soluções tecnológicas para criação de websites.


11h30 - A criação de um blog de sucessoA descoberta de uma nova linguagem.Ministrado por: Marcelo Tas - diretor, apresentador e roteirista de TV, realizador dos programas Castelo Rá-Tim-Bum e Vitrine, da TV Cultura. Co-produtor do Programa Legal, da TV Globo.


14h - Comunicação, existência e tempo real na era da cibercultura Ministrado por: Eugênio Trivinho - professor e vice-coordenador do Programa de Estudos Professor e Vice-Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e Coordenador Geral do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (PUC-SP).


15h30 - A 'morte' do editor, o surgimento dos filtros (feeds) e a Web 2.0Novas formas de sobrevivência na infovia, o retorno do senso crítico e o leitor como autor do próprio "jornal".Ministrado por: Julio Daio Borges - engenheiro de Computação (Poli/USP), é editor-fundador do Digestivo Cultural, colunista da GV-executivo, crítico cultural e empreendedor de internet.


Investimento:- Inteira: R$ 600,00 (2x 300,00 - a 1ª parcela no ato da INSCRIÇÃO e a 2ª na primeiro aula)- Estudantes de graduação: R$ 400,00 (2x 200,00 - a 1ª parcela no ato da INSCRIÇÃO e a 2ª parcela no primeiro dia de aula)

- Jornalistas Sindicalizados em São Paulo têm desconto de 10% Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo- Alunos da Faculdade Cásper Libero: 15%

Postado por Thais Martinez

Infográficos no Jornal

Gente,
até agora, nada de cadastro para poder criar um tópico, um assunto para discussão, um post assinado por mim mesma! Então, resta fazer mais um comentário. Espero que vocês leiam! O Estadão de hoje trouxe uma notícia em infográfico no jornal e também na internet no caderno Link. O assunto tem a ver com games e achei legal a forma de dar a informação. Aqui está o link. Leva um tempinho para baixar.
Boa semana!

http://img01.link.estadao.com.br/
multimidia/infografico/
SaibaPlacasDeVideo.pdf

Postado por Gabriela

Documentário da BBC sobre a Globo

Gente, como hoje estávamos falando a respeito do chamado "padrão globo de qualidade" e sobre como a rede globo exerce/aplica sua influência em várias áreas, me lembrei desse vídeo que assisti durante a faculdade. É um documentário feito pela BBC e que foi barrado no Brasil. Acho que vale a pena dar uma olhada!
Abraços!!


http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&q=rede+globo
9:33 PM

Postado por Luis

Thais Martinez "abre os olhos"

Gabi e Carlos,

A primeira matéria que fiz na pós foi Cibercultura e comunicação em rede, do Sérgio Amadeu e posso falar que ela me abriu os olhos para coisas que acreditava sem bases científicas. COmo a disciplina do Walter tb está ampliando o horizonte, cansei de ler best-sellers sobre internet, tecnologia etc e tal, tudo fogo de palha.

Uma nova interface que é lancada, softwares modernérrimos que não agregam em nada. Enfim, precisamos saber quem são as grandes referências neste setor e saber qual é o nosso objetivo, só assim conseguiremos saber em quem realmente acreditar!

beijos

Postado Por Thais Martinez

Carlos e os "dilemas" científicos

Gabriela, gostei da sua participação. Bastante produtiva para o início de uma discussão...

Vou destacar aqui também o comentário da colega Heloisa Rocha na segunda aula do curso, que destacou a guerra "açúcar x adoçante".

Sua avó tem 84 anos e vai fazer um teste... Um ano consumindo açúcar! Depois de anos ingerindo adoçante (aquela subtância que realmente não gosto), ela vai enfrentar esta informação que para muitos era falsa.

Por isso, reitero o que Gabriela disse: "NÃO ACREDITEM EM TUDO QUE ESTÁ A VENDA".

P.S.: "Dizem que a única coisa melhor do que ovo frito é sexo".

Ovo frito é tão bom assim? (RISOS)

Postado por Carlos Sergipe

Gabriela e o ovo

Pessoal,
quando conversamos sobre não acreditar em tudo que está à venda por aí, me lembrei desse texto do Veríssimo. Eu o retirei da internet, mas quem quiser pode encontrá-lo também em alguns livros, como "Histórias Brasileiras de Verão", do autor.
Um abraço e boa semana!

===

"Ovo"
(Luis Fernando Verissimo)

Agora essa. Descobriram que ovo, afinal, não faz mal. Durante anos, nos aterrorizaram. Ovos eram bombas de colesterol. Não eram apenas desaconselháveis, eram mortais. Você podia calcular em dias o tempo de vida perdido cada vez que comia uma gema.Cardíacos deviam desviar o olhar se um ovo fosse servido num prato vizinho: ver ovo fazia mal. E agora estão dizendo que foi tudo um engano, o ovo é inofensivo. O ovo é incapaz de matar uma mosca.Sei não, mas me devem algum tipo de indenização. Não se renuncia a pouca coisa quando se renuncia ao ovo frito. Dizem que a única coisa melhor do que ovo frito é sexo. A comparação é difícil. Não existe nada no sexo comparável a uma gema deixada intacta em cima do arroz depois que a clara foi comida, esperando o momento de prazer supremo quando o garfo romperá a fina membrana que a separa do êxtase e ela se desmanchará, sim, se desmanchará, e o líquido quente e viscoso escorrerá e se espalhará pelo arroz como as gazelas douradas entre os lírios de Gileade nos cantares de Salomão, sim, e você levará o arroz à boca e o saboreará até o último grão molhado, sim, e depois ainda limpará o prato com pão. Ou existe e eu é que tenho andado na turma errada. O fato é que quero ser ressarcido de todos os ovos fritos que não comi nestes anos de medo inútil. E os ovos mexidos, e os ovos quentes, e as omeletes babadas, e os toucinhos do céu, e, meu Deus, os fios de ovos. Os fios de ovos que não comi para não morrer dariam várias voltas no globo. Quem os trará de volta? E pensar que cheguei a experimentar ovo artificial, uma pálida paródia de ovo que, esta sim, deve ter me roubado algumas horas de vida a cada garfada infeliz. Ovo frito na manteiga! O rendado marrom das bordas tostadas da clara, o amarelo provençal da gema... Eu sei, eu sei. Manteiga ainda não foi liberada. Mas é só uma questão de tempo.

© Luis Fernando Verissimo

Postado por Grabriela