Thursday, April 24, 2008

Pós-graduação em Produção de Games

É isso mesmo, pós-graduação em Games. Para quem ainda não tinha visto, como eu, segue o link do curso realizado no Senac.


Games: Produção e ProgramaçãoCurso de pós-graduação (lato sensu) que tem como objetivo capacitar o aluno a programar e produzir games interativos 3D. O curso apresenta o processo de produção e princípios de planejamento de games. Além de programação para games (3D, inteligência artificial, simulação de física e jogos em rede), o aluno verá modelagem e animação, game cultura, game design e empreendedorismo voltados a produção de games.(Duração: 18 meses)


beijos crionças...

Thais Martinez/ dados IPTV e BLOG

Boa tarde pessoal,

É o seguinte, nesta busca interminável dentro da rede encontrei alguns dados sobre IPTV na Europa, e também, um dado bem interessante a respeito dos blogs, o ´público gay é leitor assíduo desta mídia. Este dado é interessante para quem está abordando o blog, como novas mídias!

Infelizmente os textos estão in english, espero ter ajudado!

Beijos

Gay Internet Users More Likely to Blog

APRIL 24, 2008
Gay adults are much more active in the blogosphere compared to their heterosexual counterparts, according to a March 2008 Harris Interactive-Witeck-Combs Communications survey.

More than half (51%) of US gay adults surveyed said they read some type of blog. Only 36% of heterosexual respondents said the same.
In addition, 27% of gay respondents had posted a comment on a blog in the last month and 21% had written a personal blog post in the past month. Just 13% and 7% of heterosexuals surveyed did the same, respectively.

"Studies consistently show that gay Internet users are leaders in online usage, are very keen to find relevant and timely information, and feel more strongly about staying on top of latest trends," said Wes Combs, president of Witeck-Combs Communications.

"Blogs are fast shaping the media landscape, and it is one medium that marketers and advertisers can’t afford to ignore, especially when it comes to reaching gay and lesbian influencers, voters and consumers."



Western Europe IPTV Continues Surge
APRIL 22, 2008

Analysys Research forecasts that by 2013, the number of IPTV households in Western Europe will reach 16.6 million, up from 5.8 million in 2007.
As a result, IPTV households will grow from a 6% market share of the Western Europe pay-TV household market to a 15% share in 2013.

The increases are due in part to service providers aggressively discounting and re-positioning IPTV services as entry-level packages.
In Western Europe, IPTV revenues will grow from €600 million ($822 million) in 2007 to €2.3 billion ($2.8 billion) in 2012. Because of the discounting, IPTV revenues will account for only 8% of pay-TV revenues in 2013, despite a 15% share of households.

IPTV advertising, which harnesses the mass-market advantages of broadcasting and the targeting capabilities of the Internet, will be one way to address this gap.

Monday, April 21, 2008

Tecnologia e Meio Ambiente

(da USP)

CCE implanta plano para reaproveitar materiais de informática

Da Redação

18/04/2008 16:23

Agência USP de Notícias

O Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP contará com o apoio de participantes do S-Lab (Laboratório de Sustentabilidade) da Sloan School do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos EUA, para o desenvolvimento de um Plano para a Cadeia de Transformação de Resíduos de Informática, que visa o reaproveitamento e reciclagem de materiais de informática como hard disks, drives e placas, entres outros, os chamados e-waste (lixo eletrônico). “Num primeiro momento, o CCE funcionará como uma unidade piloto do projeto. Posteriormente, a idéia é estender a experiência a todas as unidades da Universidade”, explica Irã Margarido, chefe da seção técnica de atendimento ao usuário do CCE. A ampliação do plano para toda a Universidade contará com o apoio da Agência USP de Inovação. Nesta sexta-feira (18), o CCE recebeu a visita de dois pesquisadores do instituto norte-americano. O objetivo do encontro foi analisar o sistema de reaproveitamento que é feito na unidade e estabelecer diretrizes para implantação do plano. “Em nosso laboratório de manutenção existe uma política de reaproveitamento já estabelecida. Um monitor de vídeo, por exemplo, pode nos fornecer uma peça para a reforma de outro”, exemplifica. "Trata-se de um projeto pioneiro para campus universitário tanto no Brasil como no exterior, que deve servir de referência para que outras universidades possam também reciclar seu e-waste, colaborando para o equilíbrio do nosso ecosistema e evitando o uso inadequado dos resíduos de informática, explica a professora Tereza Cristina M.B. Carvalho, diretora do CCE.

Doações
De acordo com Irã, nas unidades da USP ainda não há uma política definida de destinação desses materiais. “Em algumas unidades da Universidade, quando os aparelhos não ficam ‘encostados’, em alguns casos são reformados e doados a ONGs ou outras entidades”, diz. Na USP há ainda um sistema interno em que as unidades podem manifestar interesse por equipamentos que não estejam sendo utilizados em outras. Mesmo assim, ainda há casos de placas e outros componentes sendo depositados em lixos comuns. Além das peças que compõem computadores, Irã também lembra que os e-waste são compostos de fios e cabos de conexão de redes, teclados, telefones, etc. Questões legais envolvendo a reciclagem dentro do contexto da universidade precisam, ainda, ser discutidas. A idéia de se estabelecer esse plano surgiu no ano passado, quando a diretora do CCE, a professora Tereza Cristina M.B. Carvalho, implantou a Comissão de Sustentabilidade do Centro de Computação Eletrônica. Como etapa inicial, a Comissão está levantando o volume de lixo eletrônico produzido pelo CCE e especificando alternativas para a sua reciclagem. “No futuro, a idéia é repetir este processo para todas as unidades da USP”, conta Irã. O CCE é o responsável pelo atendimento em informática a todas as unidades do campus Butantã e da Capital. Nas unidades do interior, existem centros locais que também deverão ser envolvidos no projeto. Segundo o Anuário Estatístico da USP 2007, a Universidade conta com um parque de informática, incluindo 37.420 microcomputadores. “Um equipamento de informática possui uma vida média de três anos. Após esse período, em muitos, já não se pode, por exemplo, realizar um trabalho de expansão de memória. Às vezes torna-se obrigatória a aquisição de um novo equipamento”, descreve Irã.

Mais informações:
(0XX11) 3091-6428, com Irã Margarido, representante da Comissão de Sustentabilidade do CCE-USP.
E-mail iramarga@usp.br