Saturday, April 19, 2008

P/ Prof. Walter, Flávia e Isabella

Lembrei-me da aula na hora!!!!

http://www.youtube.com/watch?v=dVUgd8ot6BE

A Web em 3D (da Veja)

A multiplicação das telas

Novos sites e programas mostram o conteúdo da internet em três dimensões
Carlos Rydlewski

A web em 3D

Searchme
O que é: site de busca da internet
O que faz: em vez de apresentar um resumo do que as páginas pesquisadas oferecem, como as ferramentas de busca tradicionais, mostra imagens dos sites relevantes

Spacetime
O que é: um programa
O que faz: instalado em PCs, modifica a maneira como as informações de sites como Google e eBay são visualizadas

Piclens
O que é: um programa
O que faz: com base em uma palavra-chave, seleciona fotos relacionadas ao tema em sites como Google Images, Flickr ou MySpace e as apresenta num painel tridimensional

Há duas maneiras de visualizar as informações na internet: o sobe-e-desce dentro de uma mesma página e o vaivém entre telas, uma depois da outra. Essa realidade, porém, começa a mudar. Novos programas e sistemas de busca já permitem organizar o conteúdo da web – páginas, fotos ou vídeos – num espaço "panorâmico", de três dimensões. Ou seja, exibem, simultaneamente, várias telas da rede de computadores. "A grande vantagem dessas novas ferramentas é que as pessoas passam a ver, de imediato, um número maior de informações, que ficavam escondidas nas consultas tradicionais", disse a VEJA John Holland, co-fundador do Searchme, um dos expoentes dessa recente geração de produtos.
O principal impacto dessas novidades, pode-se prever, será sobre as ferramentas de busca – ponto de partida para a maior parte das navegações na internet. Quem hoje consulta o Google, por exemplo, obtém uma lista de sites cujo conteúdo é resumido em uma ou duas frases. O Searchme altera esse padrão: em vez de uma lista, apresenta imagens – instantâneos de páginas da internet, com todos os seus gráficos, fotos e textos. Com o cursor, é possível passear de uma página para outra, como quem folheia as páginas de um livro. Trata-se de um efeito semelhante ao obtido com o Cover Flow, da Apple, o programa empregado em produtos como o iPhone e o iPod Touch.
O Searchme ainda está em fase de testes. O acesso a ele é restrito – só será ampliado em meados de abril. Mas vídeos com demonstrações do software podem ser vistos no endereço www.searchme.com. Embora traga outros atrativos – caso da divisão do resultado da pesquisa em categorias –, o Searchme também terá de ampliar muito o seu banco de dados e refinar as equações que utiliza para determinar a relevância dos sites em cada pesquisa. Hoje, existem 85 bilhões de páginas na rede – e o que diferencia o Google é a capacidade de separar o joio do trigo e apresentar ao usuário os sites que realmente respondem aos seus interesses. Mas, se em pouco tempo conseguir dar um salto nessa parte "técnica", o Searchme terá na sua cativante apresentação com telas múltiplas uma vantagem competitiva. Aberta em 2005, a companhia já atraiu investimentos de 31 milhões de dólares do Sequoia Capital, fundo que financiou desde o berçário atuais gigantes da tecnologia como Google e Yahoo!.

O toque que falta: o acesso ao conteúdo dos computadores será facilitado com telas touch screen, como a criada por Jeff Han (acima) e a que consagrou o iPhone

A internet em 3D também pode ser obtida por meio de programas que modificam a aparência de um site. Esse é o caso do SpaceTime. Ao contrário do Searchme, ele não faz a busca, apenas expõe de maneira nova, como no Windows Vista, as imagens previamente encontradas numa pesquisa. É especialmente útil quando aplicado ao eBay. Nesse caso, o SpaceTime mostra as fotos dos produtos consultados como se estivessem num mosaico ou num catálogo, um ao lado do outro. É gratuito e pode ser usado em sistemas operacionais da Microsoft (Windows 2000, XP e Vista). Outro programa desse tipo é o PicLens. Funciona em sites como Flickr, MySpace e Facebook, e também em ferramentas de busca como Google, Live Search e Yahoo!. É uma espécie de slide-show bastante incrementado. O PicLens distribui as fotos em um grande painel tridimensional, como se estivessem na parede de um museu – e é possível "caminhar" diante delas.
A indústria de eletrônicos sempre se preocupou em produzir periféricos novos para os computadores, ou incrementar os existentes. Criar mouses melhores, teclados com maior número de funções, monitores mais nítidos e com um design mais belo é tarefa que mantém as empresas do setor em pé. Entre os aparelhos mais espetaculares lançados nos últimos anos estão o iPhone e o console de jogos Wii, da Nintendo – o primeiro é operado por toques na tela e o segundo tem um controle remoto com sensor de movimentos. A tecnologia da tela do iPhone já está sendo adaptada para notebooks e computadores de mesa. Há mais de um ano Jeff Han, pesquisador do Courant Institute of Mathematical Sciences da Universidade Nova York, tem feito demonstrações das possibilidades desse tipo de recurso. Han criou um telão em que manipula imagens usando a ponta dos dedos, à semelhança do que o ator Tom Cruise fazia no filme de ficção Minority Report. Curiosamente, enquanto todas essas inovações espetaculares transformavam a maneira como o homem interage com as máquinas, as alterações no mundo bidimensional que se vêem na tela dos computadores caminhavam lentamente. A base da interface gráfica dos programas e sistemas operacionais remonta aos anos 70 e surgiu no lendário laboratório da Xerox, em Palo Alto, nos Estados Unidos. Naquele mundo pré-internet, mexer num computador era mexer, acima de tudo, com texto. Hoje, lidar com fotos e vídeos tornou-se trivial. Daí a importância do salto para a terceira dimensão na tela dos computadores, exemplificado pelo surgimento do Searchme, do SpaceTime ou do PicLens. Isso permitirá lidar melhor com esse mundo de imagens.

Thursday, April 17, 2008

Pessoal, achei esse artigo enquanto tava dando uma olhada por aí. Me lembrou algumas coisas que discutimos em sala sobre jogos eletrônicos e o modo como somos afetados por eles. Talvez por nos proverem o "mundo mágico", não?. Acho que esse é um belo exemplo de que é um mercado muito atraente, e que, possivelmente trará muitas novidades em relação ao modo como produtos são anunciados.
Abraços!



Video Games

Exploring Fantasy Life and Finding a $4 Billion Franchise

Electronic Arts

Sims characters interact in the kitchen of a family home.


Published: April 16, 2008

In the winter of 1860 Milton Bradley, a lithographer in Springfield, Mass., released a new game he had developed called the Checkered Game of Life. Its players began on a checkerboard square called Infancy and tried to make their way through various trials to the destination of Happy Old Age.


Photographs from Electronic Arts

Electronic Arts has established a series with $4 billion in sales by allowing players to celebrate the actions of everyday life.

Before radio, before phonographs, at a time when cards and dice were tainted in the popular imagination by their association with gambling, that first version of Life in some ways opened the modern age of in-home games. Almost 150 years later, it still isn’t often that a new game breaks into the canon of family entertainment. The classics — the likes of Monopoly, Scrabble and Risk — are many decades old. In board games there hasn’t been a new mass phenomenon since Trivial Pursuit’s debut 26 years ago.

But over the last eight years the Sims — Life’s modern, digital descendant — has found a place in millions of homes and hearts beside all those creations of cardboard and laminate. On Wednesday Electronic Arts, the Sims’s publisher, plans to announce that the series has sold more than 100 million copies (including expansion packs) in 22 languages and 60 countries since its introduction in 2000.

All told, the franchise has generated about $4 billion in sales or an average of $500 million every year for the last eight years, placing the Sims in the rarefied financial company of other giants of popular culture like “American Idol,” “Star Wars” and “Harry Potter.”

But beyond the facts and figures, the Sims has become one of the most famous game franchises (behind perhaps only Mario) because it has heralded the evolution of video games into mainstream entertainment. Years before the Wii, before Nintendogs, before Guitar Hero and World of Warcraft and the other recent hits credited with rescuing games from the clutches of geekdom, the Sims was entrancing girls in a medium most often aimed at men. In a video game universe dominated by living room consoles, the Sims has remained a more intimate experience on office and bedroom PCs. In a world reshaped by the Internet, the Sims has remained almost entirely an offline, single-player experience.

So how did a game in which the action is as mundane as scrubbing a toilet, having a kid or flirting with a neighbor come to captivate so broadly?

If the Sims were a TV show, there would hardly be a question. Since the early 1970s, many of the most popular television shows have been set in locations no more exotic than a living room, from “All in the Family” through “The Cosby Show” and “Seinfeld,” not to mention telenovelas and daytime soap operas. As a noninteractive medium, television has often proved most powerful when it provides a clear reflection of the lives of its viewers. Because they are at once immediately recognizable but at a safe distance outside one’s self, classic television characters like Archie Bunker can provide an insightful lens on the vagaries of modern life.

Most games are different. Rather than peer in from outside, their players in some way become the protagonists and must take responsibility for their actions. That act of inhabiting another character, rather than merely watching it, creates a moral and dramatic responsibility for both the designer and the consumer.

The easy way to handle that responsibility has usually been to place video games in environments that at least appear to have little to do with reality. In a game with no human characters, that’s easy; think of Pac-Man, Tetris, Minesweeper. When human characters are introduced, that flight into the fantastic usually means a science-fiction universe, a war zone, a realm of orcs and elves or a land of cheerleaders and quarterbacks. Lately, new games have allowed people to channel their inner rock stars.

All those sorts of games are about allowing people to explore external expressions of their fantasy lives, precisely because the settings are so outlandish. After all, how many of us are really going to win the Super Bowl, pilot a spaceship or slay a dragon?

The Sims has stood out because it is perhaps the only game series that is fundamentally about exploring the inner expressions of a person’s fantasy life. There is no way to avoid it. Just as a novelist’s every character in some way reflects the writer, every Sim in some way reflects its creator. Even if that “ ‘Desperate Housewives’ meets ‘Kramer vs. Kramer’ ” household you made doesn’t appear to reflect your real life, it does reflect some aspect of you.

In that way the Sims is a very different experience from the SimCity line that began in 1989. SimCity is a traditional strategy game in that it is presented at a level of abstraction where individual people are nothing more than antlike dots; there is little emotional, as opposed to merely proprietary, connection. The Sims, by contrast, is all about managing idiosyncratically individual lives of your own concoction.

If this all sounds a lot like playing with dolls, you’re right. The core, most passionate audience for the Sims has become school-age girls. Across many years and many cultures, girls have long been the demographic group that most gravitates toward playing at “real life.” (Boys, meanwhile, with their footballs and toy soldiers, as with their video games, have usually played at inhabiting some external, aspirational identity.)

As we age, we sometimes become more reluctant to explore publicly the what-if of our lives, to admit to wondering what else we could have become. Last weekend I sat an adult friend down at the Sims and suggested she start her own virtual household. “This feels like a psychological test,” she said warily, looking up at me with suspicion.

Of course it is. And it will come as no surprise in the coming years to hear that some therapists are incorporating the Sims into their practices. Why ask, “Tell me about your family?” when you could ask, “Why don’t you create your family?”

In that vein, one of the most telling elements of the Sims’ popularity is that it has never really succeeded online. Electronic Arts once thought that people would flock to manage their digital families together in cyberspace neighborhoods, but that has not been the case. While little girls have no shame or self-consciousness about opening their virtual homes, it turns out that adults are more circumspect. For adults, playing the Sims can be like writing a diary. And that is the big difference between the Sims’ cycles of death and birth and the simulated aging in a social board game like Life.

“What we’ve discovered is that the Sims is a very private experience for a lot of people,” Rod Humble, head of the Sims studio, said in a telephone interview last week. “It’s private because it’s set in real life. Rather than on a console in the living room where everyone can see, you generally play on a handheld or on a PC in the study, where no one can look over your shoulder. You get to tap into this wonderful childhood imaginary game, which is ‘What if I could create my own little world and all the people in it and watch them go through their business and jump in and change things when I want?’ That is a pretty personal fantasy.”

Tuesday, April 15, 2008

Faz até chamadas telefônicas!

do G1

15/04/2008

Novo celular pode substituir cartão de crédito na hora das compras

6212 Classic, da Nokia, também pode ser carregado com créditos de vale-transporte. Lançamento chega à Europa no segundo semestre, por cerca de US$ 316.

Da Reuters

Nokia 6212 Classic pode substituir cartão de crédito e receber créditos de vale-transporte

A Nokia, maior fabricante mundial de telefones celulares, apresentou nesta terça-feira (15) o modelo 6212 Classic, com NFC (Near Field Communication) integrado, que permite troca de arquivos com outros celulares.

Além das características "básicas" dos aparelhos modernos, como câmera fotográfica e tocador de música, o 6212 Classic pode ser usado como "moeda".

O aparelho funciona como bilhete de pagamento em transportes públicos e cartão de compras. O usuário carrega os créditos das passagens sem precisar comparecer a postos de atendimento e cadastra os dados de seu cartão de crédito no celular para acessar a conta on-line.
O aparelho tem previsão de chegar ao mercado europeu no terceiro trimestre, ao preço de aproximadamente 200 euros (US$ 316), sem contar impostos e subsídios.