Wednesday, June 04, 2008

Publicidade na internet


A participação da internet no mercado publicitário de todo o mundo cresce a números significativos. No Brasil, essa taxa aumenta em ritmo maior que nos demais Países. De acordo com dados do projeto Inter-Meios, do jornal Meio & Mensagem, o bolo publicitário brasileiro na web atingiu 2,8%, cerca de R$ 507 milhões em 2007.

O número é ainda pequeno se comparado com as mídias tradicionais, mas revela um grande crescimento, mais de 45% em relação a 2006. E a previsão para esse ano é ainda maior, cerca de 3,5% dos investimentos totais do mercado de publicidade, o que significa R$712 milhões.

Nos outros cantos do planeta a mesma coisa acontece. Em 2007, a receita publicitária na web chegou aos 21 bilhões de dólares, 25% a mais que no ano anterior. Os números mostram que a internet foi a mídia que mais cresceu nesse segmento, superando a TV por assinatura (20,6%), os jornais impressos (15,2%) e a TV aberta (8,7%).

Jornais em displays


A Info Expo Service, que acontece em junho em Gotemburgo (Suécia), trouxe novidades tecnológicas, entre elas o ireader E, da empresa Neolux, da Coréia do Sul. O equipamento é semelhante ao iPaper e permite a leitura de jornal na tela de um aparelho portátil. O primeiro jornal a lançar esse produto no País é o Shosun Ibo Daily, que tem grande circulação na Coreía do Sul.

Esse jornal eletrônico foi lançado no último trimestre de 2007 e já tem mil assinantes que pagam mensalmente cerca de US$ 200 para acessar as notícias. O Herald Tribune também lançou produto parecido, ainda inédito em outros Países.

Em Gotemburgo, o presidente da Associação Mundial de Jornais (WAN), Gavin O'Reilley, afirmou que a maioria dos jornais está preparada para as mudanças na mídia decorrentes das novas tecnologias. "Os jornais estão bem posicionados para o desenvolvimento da moderna mídia. Os relatórios de investimentos de bancos relatam os jornais como uma mídia atrelada ao passado e sem preparo para oferecer a mídia digital, o que é um completo erro. Toda a indústria de jornais sabe do tremendo desafio e da necessidade de grandes estratégias, envolvendo o mundo digital. Terão sucesso aqueles publishers que se capitalizarem e reconhecerem a mídia matrix. Felizmente, é a maioria dos executivos de jornais atualmente", afirma Reilley.