Tuesday, April 24, 2007

Para ter base para a formatação do paper, visite o Reposcom

Caros
Alunos

Cada organismo que congrega pesquisadores na área da Comuinicação, como Intercom, Compós, SBPjor, Rede Alcar etc, tem suas normas para apresentação e publicação de papers. Mas as diferenças estão na formatação (margem, letra, tamanho, entrelinhamento etc). Se pesquisarem o Reposcom, você encontrarão como estruturar um trabalho, como citar bibliograficamente etc.

O Reposcom (Repositórios Institucionais em Ciências da Comunicação) é uma coleção da produção científica (livros, capítulos de livros, teses, dissertações, trabalhos apresentados em Congressos, filmes, vídeos etc.) criados por associações, núcleos de pesquisas e programas de pós-graduação em ciências da comunicação dos países de língua portuguesa.

Monday, April 23, 2007

Link de trabalhos acadêmicos

Pessoal, um site bem legal de trabalhos acadêmicos de Comunicação é a Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, mantida pela Universidade da Beira do Interior em Portugal.

http://www.bocc.ubi.pt/

A maioria dos textos está em português, mas também há textos em espanhol e inglês.

Seminário sobre Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital

O objetivo do Seminário sobre Blogs: Redes Sociais e Comunicação Digital é propiciar aos acadêmicos do curso de Comunicação Social e outros alunos interessados, assim como à comunidade regional, oportunidade de aprimoramento e conhecimento na temática proposta. Oportunizar um ambiente de debate científico sobre a área de blogs e seus impactos sociais, com apresentação de trabalhos.

DoCoMo lança celular sensível a movimento voltado para jogos

TÓQUIO (Reuters) - A NTT DoCoMo, maior operadora de telefonia móvel do Japão, revelou na segunda-feira um celular equipado com recurso de sensibilidade a movimentos que permite aos usuários jogar videogames no estilo do popular console Wii, da Nintendo.
O modelo D904i, vendido pela DoCoMo e fabricado pela Mitsubishi Electric, permite que os usuários possam agitar o aparelho como se fosse uma raquete de tênis ou segurá-lo como uma espada, em vez de apertar botões.
Para conseguir mais fãs de jogos, a operadora japonesa também lançou outros dois celulares, produzidos por Sharp e Matsushita Electric Industrial, que usam uma câmera para detectar movimentos.
Jogos estão entre os conteúdos mais populares baixados em celulares no Japão, onde a maior parte dos usuários são assinantes de serviços de terceira geração (3G) que permitem rápida transmissão de dados.
A DoCoMo revelou um total de cinco celulares da linha 904i nesta segunda-feira, que começarão a ser vendidos a partir de maio no Japão.
Além disso, todos os aparelhos 904i virão com uma nova opção que permite aos usuários ter um segundo número celular e endereço de e-mail por uma tarifa mensal de 945 ienes (7,96 dólares).
O serviço, por exemplo, torna possível que o usuário use um número para seu trabalho e outro para ocasiões pessoais sem precisar de dois aparelhos.
No início deste ano, a DoCoMo, que tem market share de 54 por cento no mercado de telefonia móvel no Japão, lançou um aparelho com tela sensível ao toque e um modelo que exala um aroma relaxante.

Nova tela leva futebol à lata de cerveja

Os cenários supercoloridos e iluminados das metrópoles de ficção científica parecem exagero de Hollywood? Pareciam. Uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida por um grupo internacional promete tornar realidade roupas que mudam de cor e latas de cerveja que trazem resultados da última rodada do campeonato de futebol. São os Oleds, sigla em inglês para "dispositivo emissor de luz orgânica". Os Oleds são feitos de uma fatiazinha de plástico flexível que usa a energia solar e é capaz de transmitir eletricidade. Com eles será possível gerar luz e inserir telas em praticamente qualquer superfície. A tampa do seu iogurte vai avisar se ele passou da data de validade. O pacote de bolacha vai trazer informações sobre a nutrição dos seus filhos. O seu vestido rosa poderá se transformar em preto no meio do dia se você mudar de humor. A novidade promete uma revolução em campos muito diferentes. De um lado, pode haver uma economia mundial de milhões gastos em iluminação. De outro, a indústria da moda nunca mais será a mesma. E no meio do caminho a internet vai, de fato, chegar a todos os lugares. Esse tipo de tecnologia surgiu de uma descoberta feita há 15 anos (de que alguns tipos de plástico conseguem transformar luz em eletricidade e eletricidade em luz) e é uma realidade hoje. Ela já é usada em alguns modelos de celulares e MP3 players. Falta, no entanto, desenvolvimento para que ela possa ser usada em telas maiores, do tamanho de TVs e computadores. Falta, mas por pouco tempo. Treze grupos de nove universidades e duas empresas, liderados pela Universidade de Bath, no Reino Unido, pretendem gastar US$ 1,7 milhão em um projeto de três anos para melhorar o conceito dos Oleds. Seu objetivo é tornar a tecnologia apta para a produção em massa. Ao todo, seis países (Reino Unido, Estados Unidos, China, Bélgica, Itália e Dinamarca) estão envolvidos.

Sunday, April 22, 2007

Site com links sobre jornalismo digital, cibercultura, etc.

Mensagem enviada pela Dani:

Olá Pessoal! Achei um site interessante! Vejam: http://www.facom.ufba.br/pesq/cyber/manta/links.html