Friday, February 16, 2007

Programa da disciplina "Interfaces Digitais"

INTERFACES DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES E NA MÍDIA

Docente: Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior

Ementa
A disciplina cruza os campos do conhecimento (design, mídias digitais, percepção visual e auditiva humana), proporcionando ao aluno entendimento abrangente sobre o desafio no que tange à construção de interfaces digitais hipermidiáticas nas organizações e na mídia. Os sistemas visual e auditivo humano são responsáveis pela absorção das informações apresentadas nas interfaces digitais elaboradas para web, HDTV, dispositivos móveis (celular e PDA’s).
Para isso, o aluno manterá contato com conteúdos sobre as percepções visual e auditiva humana, construção de sinais, símbolos e ícones, formatos da linguagem multimídia, evolução das interfaces digitais, arquitetura da informação, navegação, usabilidade e interatividade, que poderão ser aplicados na produção de interfaces digitais eficientes e eficazes.

Objetivo
A disciplina visa dotar o aluno de visão pluridisciplinar no campo das interfaces digitais, proporcionando: o entendimento sobre o funcionamento dos aparelhos visual e auditivo do ser humano quanto à captação de informação e seu armazenamento; compreensão de como as interfaces evoluíram até serem digitais e como funcionam tecnologicamente; aspectos fundamentais para construções de interfaces digitais on-line; análise dos impactos no surgimento de novas interfaces digitais.

Estratégias para aprendizagem
Aulas expositivas com discussões em grupo
Aulas com auxílio de Power Point e Breeze
Leituras de textos
Exibição de audiovisual
Exibição de conteúdo via Web

Processo de avaliação
Participação na disciplina- 1,0 ponto
Entrega de textos (2) – 1,0 ponto
Apresentação de seminário – 2,0 pontos
Produção de paper – 6,0 pontos

Conteúdo Programático

24 de fevereiro
Apresentação do professor e da disciplina
Informações sobre como serão ministrados os conteúdos e critérios de avaliação
Exibição de Audiovisual:
‘Mult touch reel’

3 de março
Exibição de Audiovisual:
Filme ‘Quem somos nós’

Debate

Aula sobre Percepções
Funcionamento do sistema visual e auditivo do ser humano (Processos cognitivos de absorção e retenção de informação áudio-visual)
- Anatomia do globo ocular
- Precisão Visual
- Sistemas de atenção
- Sistema auditivo

10 de março

Continuação das aulas sobre Percepções.

Aula sobre: Fundamentos das cores e formas
Sinais, símbolos e ícones
Exibição de audiovisual:
‘Alexandre Wollner’

17 de março
Evolução das Interfaces Digitais (Interação Humano-Computador/Interfaces Digitais)
Tecnologias e aplicações de Interfaces Digitais
Atividade:
Entrega do texto 1

24 de março
Do analógico ao Digital: quebra de paradgimas
Gramática tecnológica
Conceitos básicos de Interfaces Digitais
- Componentes básicos de Interfaces Digitais
- Conceito de imagem
- Sistemas de Vector Scan e Raster-Scan: pixels e frames
- Formatos Espaciais versus resolução, campos
- Imagens e movimento, frame rates
- Imagens em três dimensões
- Transmitindo imagens

31 de março
Linguagem multimídia
Roteiros
Interatividade

14 de abril
Estudos de comportamento em interfaces digitais online
Arquitetura da Informação
Navegabilidade
Usabilidade

28 de abril
Fundamentos e possibilidades – HDTV / IPTV
Atividade:
Entrega do texto 2

5 de maio
Novas interfaces e novas aplicações
Infográficos Multimídia
Móbile Interfaces

12 de maio
Apresentação de Seminários

19 de maio
Apresentação de Seminários

26 de maio
Apresentação de Seminários

9 de junho
Apresentação de Seminários

16 de junho
Apresentação de Seminários

23 de junho
Aula Final
Avaliação do curso
Atividade:
Entrega do paper final


Referência bibliográfica
AYKIN, Nuray.Usability and Internationalization of Information Technology. Lawrence Erlbaum Associates, 2004

Estudio Eyetrack Medios España: Analisis del comportamiento visual de los internautas y la efectividad de la publicidad online, novembro 2005

FRUTIGER, Adrian. Sinais & Símbolos. Martins Fontes, 2001

GERARD, Alexis; GOLDSTEIN, Bob. Going Visual. Using images to enhance productivity, decision making and profits. New Jersey: Wiley, 2005

GOSCIOLA, Viscente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV Interativa, 2003

GUIMARAES, Luciano. A cor como informação. Editora Annablume, 2004

GUIMARAES, Luciano. As cores na mídia. Editora Annablume, 2003

JACK. Keith. Vídeo Demystified: A Handbook for the Digital Engineer. Oxford: Elsevier, 2005

JOHNSON, Steve. Cultura da Interface. Jorge Zahar, 2001

KRUG, Steve. Não me faça pensar. Alta Books, 2006

MALLOT H A, ALLEN J S. Computational Vision, Information Processing in Perception and Visual Behavior. MIT Press, 2nd Ed, 2000

Meyer Philippe. O olho e o cérebro. São Paulo: Editora Unesp, 2002

Morgan Kaufmann. Information Visualization: Perception for Design. Elservier, 2004

POYNTON, Charles. Digital.Video And HDTV: Algorithms.And.Interfaces, Elservier, 2003

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. EUA: Bookman, 2005

RAMACHANDRAN, V. S. Encyclopedia of the Human Brain. San Diego: Academic Press, 2002

STOLARSKI, André. Alexandre Wollner: e a Formação do Design Moderno no Brasil. Cosac Naify, 2005

WADE, Nicholas J. Perception and Illusion: Historical Perspectives. NY: Springer Science, 2005

Monday, February 12, 2007

Sejam bem-vindos

Caros
Alunos

Sejam bem-vindos à disciplina "Interfaces Digitais: na midia e nas corporações". A partir de agora, vamos entrar em um universo que necessita de muita força de vontade do pesquisador para cruzar campos do conhecimento humano na tentativa de compreender como os sistemas visual e auditivo humano se corportam em relação à interfaces digitias que proliferam na sociedade comunicacional contemporânea.