Monday, March 05, 2007

Luiz Guilherme também contribui com definições

Pelo que pesquisei sobre interface, e baseado em informações colhidas por outros colegas, fiz uma analogia entre o nosso objeto de estudo e os sentidos os quais compõem a percepção humana. Interface é uma ferramenta - real ou virtual - que possibilita a interação, tradução, comunicação e cognição de um observador sobre um objeto.

Assim como os sentidos nos informam do mundo físico, as interfaces digitais são os meios dos quais nos utilizamos no processo de comunicação com uma mídia digital, seja. De certa forma, a interface digital é a “interface da interface”. Se nossos sentidos são a primeira e fazem nossa ligação com o mundo externo, a segunda, composta pelos elementos computacionais, intermedeia nossa percepção do universo virtual.

A Wikipedia define interface como um mecanismo de interação homem-computador onde o usuário é capaz de selecionar esses símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. http://pt.wikipedia.org/wiki/Interface_gr%C3%A1fica_do_utilizador.

No webdesign, a interface estrutura a ação comunicativa entre a ferramenta e o observador. Ela nos informa sobre as acões possíveis, e ainda permite agir no sistema. Para o designer alemão Gui Bonsipe, a interface revela o caráter de ferramenta dos objetos e o conteúdo comunicativo das informações. A interface transforma objetos em produtos. A interface transforma sinais em informação interpretável http://www.gamecultura.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=377&Itemid=9

De acordo com a professora da Universidade de Campinas (Unicamp) M. Cecília C. Baranauskas, o conceito de interface era entendido no início como o hardware e o software através dos quais uma pesoa extraía informações de um computador. Hoje, o conceito de interface inclui também aspectos relativos ao processamento perceptual, motor, viso-motor e cognitivo do usuário. Desde o momento em que o utilizador abre a caixa, começa interagir com o produto e, assim, começa a sua experiência.

Durante a breve pesquisa, cheguei a um exemplo de interface digital: os arquivos digitais de áudio no formato Midi (Musical Instrument Digital Interface). Aqui, os sons produzidos por uma guitarra , por exemplo, são codificados digitalmente em uma placa de som de computador. Então este arquivo é levado da placa à caixa de som, que faz a guitarra “ser tocada” no computador. http://www.jornaldosamigos.com.br/musica.htm

Neste sentido então, interface pode também ser entendida como um simulacro, na medida em que simboliza um dado tomado da realidade analógica. O filosófo francês Jean Baudrillard aborda o tema em “Simulacro e simulação”, de 1981. No livro, o autor argumenta que a sociedade tende a substituir a realidade por um universo de símbolos, compostos essencialmente pela linguagem, a cultura e a mídia.

Por fim, interface digital também é uma profissão. O Senac oferece um curso de bacharelado em desing, com Habilitação em Interfaces digitais. O objetivo do curso, segundo a instituição, é formar profissionais que, através do domínio das ferramentas tecnológicas e dos conhecimentos adquiridos sobre cultura contemporânea, linguagem visual, plástica e senso estético/funcional, possam criar soluções eficazes para a comunicação digital e projetos de artemídia.

1 comment:

JoyceCarla said...

Para Pierre Lévy, em Cibercultura, interfaces são todos os aparatos materiais que permitem interação entre o universo da informação digital e o mundo ordinário.

Já Pollyana Ferrari, em Jornalismo Digital, define a interface como sendo a parte gráfica do software que permite ao usuário interagir com o programa com maior facilidade.

Pela internet ainda é possível encontrar outras definições como 'o ponto onde dois sistemas se encontram, convergem, interconectam e trabalham juntos; ou ainda dispositivos, programas de computador ou outra ferramenta que permite interação do usuário com a máquina.

Há definições ainda que se referem também às informações gráficas, textuais e auditivas apresentadas ao usuário, já que interfaces - quando relacionam homem-máquina - são baseadas em símbolos visuais (ícones, menus e janelas).

Acredito que o caminho para uma definição nossa de interfaces deva passar pela interação, pois o termo aparece em quase todas as definições pesquisadas.