Tuesday, May 01, 2007

Dicas para o "paper"

Oi pessoal,
Fiz uma pesquisa na Internet e achei algumas coisas que podem ser úteis quando estivermos escrevendo o nosso paper:

- normas da ABNT para citações: http://lob.incubadora.fapesp.br/portal/t/metodologia/abntref2.pdf

- o que é um paper (ou ensaio):

O ensaio é uma exposição pormenorizada, detalhada e metódica dos estudos realizados e das conclusões originais a que chegou o acadêmico após apurado exame de um assunto. Geralmente, parte-se de um questionamento motivador para apresentar uma opinião fundamentada
e original. Todo ensaio é problematizador, antidogmático e nele deve sobressair o espírito crítico do autor.
Conhecido também como paper, o ensaio é uma síntese das descobertas sobre um tema e seu julgamento, avaliação, interpretação sobre essas descobertas.
Deve reconhecer as fontes que foram utilizadas bem como apresentar originalidade quanto às idéias e defesa de um ponto de vista com argumentos. Costuma-se considerar o paper como um trabalho que se baseia em pesquisa bibliográfica e em descobertas pessoais. Utilizado
no meio acadêmico como resultado de pesquisas e publicado em anais de seminários e congressos científicos. Geralmente segue normas específicas de cada instituição, antes de sua publicação.
O ensaio é também um tipo de trabalho como exigência em avaliações bimestrais ou ao final de curso, com o objetivo de verificar no acadêmico a sua capacidade de abstração, síntese, articulação e aplicação das idéias tratadas ao longo das aulas.
fonte: http://www.unibrasil.com.br/arquivos/documentos/normasabnt.pdf

- outra definição:

O paper, position paper ou posicionamento pessoal é um pequeno artigo científico a respeito de um tema pré-determinado. Sua elaboração consiste na discussão e divulgação de idéias, fatos, situações, métodos, técnicas, processos ou resultados de pesquisas científicas (bibliográfica, documental, experimental ou de campo), relacionadas a assuntos pertinentes a uma área de estudo.

No comments: