Friday, May 02, 2008

MMOs no Brasil

Nas últimas aulas falamos muito sobre jogos e o crescimento desse setor no mercado, seja em arrecadação e em público. Encontrei uma pesquisa e achei os dados interessantes!

De acordo com o instituto de pesquisas Nielsen/Netratings, em fevereiro de 2008, o Brasil contabilizava 22 milhões de internautas residenciais ativos. O País é líder no ranking médio de tempo de navegação em computadores domésticos, com 22h24min mensais. Em seguida estão Estados Unidos, França, Japão e Reino Unido.

E onde entram os jogos??! Desses 22 milhões de internautas, cerca de 10 milhões são jogadores dos chamados MMOs (massive multiplayer online games), jogos massivos multijogadores online. Esse número dobrou em um ano. Em dezembro de 2006, cinco das principais empresas que atuam nesse segmento – Gamemaxx, Gunsoft, Kaizen Games, Level Up! e OnGame – mantinham oito jogos desse tipo no País, com cinco milhões de jogadores. Em dezembro de 2007, já eram 15 jogos, com 10 milhões de jogadores.

2 comments:

CARLOSERGIPE said...

Como vem dizendo o Professor Walter, desde a primeira aula, da importância dos games, pego carona e afirmo: os games realmente revolucionaram e vão continuar revolucionando. Inocente é aquele que acredita que isto é apenas uma brincadeira para crianças. A indústria de games atualmente supera grande parte dos segmentos tecnológicos.

Henrique 湊川エンリッケ said...

Muitas empresas estão pesquisando formas de inserir anúncio nos games, os chamados Advergames.

Antigamente, isso era restrito (e olhe lá) aos jogos esportivos, com placas nos estádios e, quando muito, nos patrocinadores. Houve casos em que McDonald's bancou um jogo e a Pepsi, que criou um mascote que apareceu em um ou dois jogos.

Mas hoje, com o aumento da capacidade de processamento, as pesquisas querem uma forma de inserir seus produtos de forma natural nos jogos. No mesmo Metal Gear Solid 4 que foi mostrado em vídeo, aparece o iPod e um energético vendido no Japão.