Tuesday, August 26, 2008

Uso intensivo de e-mails altera Q.I.

Christian Barbosa

Um estudo da TNS Research, empresa inglesa especializada em pesquisa de mercado, comprovou que interrupções constantes para leitura de e-mails, SMS ou atividades realizadas através de Smartphones são uma ameaça para o Quociente de Inteligência (Q.I.) e para a concentração das pessoas. A pesquisa mostrou que pessoas viciadas em e-mail perdem em média 10 pontos no seu Q.I.. Para se ter uma idéia de quão alto é o resultado, esse valor é 2,5 vezes maior do que a perda de pontos que sofrem usuários de drogas como a maconha.
Parece assustador, mas essa é uma realidade para muitos, principalmente quem utiliza o e-mail como uma ferramenta de trabalho. Os índices de sonolência, cansaço e diminuição da capacidade de focar em uma só atividade alcançaram níveis alarmantes nessa pesquisa realizada com mais de mil pessoas. Os participantes reclamaram que a chegada constante de novas mensagens acaba afetando diretamente a produtividade no trabalho.
É claro que o aumento da velocidade dos meios de comunicação trouxebenefícios para a sociedade. No entanto, algumas de suas conseqüências sãopreocupantes. Segundo uma pesquisa realizada pela Tríade do Tempo, empresaespecializada em gestão do tempo pessoal e empresarial, o brasileiro gastaem médias três horas diárias para ler, organizar, classificar e depoisresponder aos e-mails.
O fato é que nos habituamos a recorrer às mensagens eletrônicas para tudo, o que compromete a comunicação no ambiente de trabalho e na vida pessoal. E aqueles que, inicialmente, não têm o hábito da checagem constante de e-mails, acabam caindo nesse problema, que gera, além da perda de produtividade, uma grande ansiedade.
Você já se deparou com uma situação em que um colega de trabalho envia uma mensagem ao outro que está no computador bem ao lado? Outro hábito bastantec omum em ambientes corporativos é pedir para que se comuniquem com você através do e-mail por estar muito ocupado naquele momento. Essas atitudes devem ser evitadas e, para isso, recomendo alguns métodos que o ajudam a manter o foco no seu trabalho: estipule horários para a verificação dos e-mails. Checar mensagens seis vezes ao dia é o suficiente. Passar disso pode ser sinal do que chamamos de "Síndrome da Multi Tarefa", isto é, uma vontade de realizar muitas atividades de uma só vez, perdendo o foco; os e-mails não devem ser usados para delegar atividades complexas nem para tratar de assuntos confidenciais ou muito extensos e, se for urgente, não mande e-mails. É necessário que as pessoas adotem essa política de resolver as urgências pessoalmente ou então por telefone.
A capacidade de lidar com as interrupções é um exercício diário de assertividade e objetividade, e isso é uma questão de sabedoria na gestão do seu tempo. Procure planejar bem suas atividades e evite mensagens desnecessárias que, muitas vezes, atrapalham a sua vida e a daqueles com quem você compartilha este vício.

*ESPECIALISTA EM GERENCIAMENTO DE TEMPO E PRODUTIVIDADE WWW.CHRISTIANBARBOSA.COM.BR

No comments: