Tuesday, September 23, 2008

Google lança seu telefone


Além de gigante no mundo das buscas e na internet, a Google lançou nesta terça-feira o seu telefone celular. O G1 da T-Mobile será concorrente direto do iPhone, da Apple, no mercado. Quem comprar o novo aparelho, segundo o site de vendas Amazon, terá acesso a um grande catálogo de músicas a bons preços.


O celular da Google é o primeiro a usar o sistema operacional Android, uma plataforma de internet para aparelhos móveis, desenvolvido pela empresa. Gostou do brinquedinho?

2 comments:

Unknown said...

Comentamos ontem na aula sobre ícones que até hoje não sofreram modificação desde que foram criados. Achei um texto em um blog onde o autor reclama sobre uma mudança, que a meu ver, foi efetuada para facilitar a visualização. Qual a opinião de voces a respeito?

"No metrô paulista foram instalados vídeos no interior das composições onde passam diversos tipos de informações, desde resultados de jogos do campeonato brasileiro, passando por notícias curiosas e anúncios.

Agora resolveram dar notícias sobre o resultado das bolsas de valores de São Paulo, Dow Jones e Nasdaq. O que me chamou a atenção é o modo de dizer se houve queda ou aumento em relação ao pregão anterior: em vez dos sinais positivo (+) e negativo (-), utilizam triângulos com um vértice para cima ou para baixo, respectivamente, simulando setas subindo ou descendo.

Pode ser que seja mais óbvio utilizar as tais setas em vez dos sinais + ou -. Quantidades, todavia, possuem um formalismo, justamente para facilitar a compreensão e definir uma linguagem comum a vários pares. É fato: um livro pode estar escrito em português, inglês, francês, japonês, aramaico. Contudo, se o livro é sobre cálculo, as expressões matemáticas são as mesmas, não importa o idioma.

Lembro-me certa vez, para um certo trabalho, eu tive necessidade de resolver uma expressão e o resultado era um tipo de função hipergeométrica (?!). Encontrei um livro que me explicava em alemão esta função. Desconheço alemão, mas entendi o capítulo em questão, só pelas expressões matemáticas existentes.

Assim, não entendo o porquê de trocar os sinais por setas: o analfabetismo matemático é galopante?

Vejo isto na UOL; o Estadão adota os sinais.

Não vejo vantagem em trocar os sinais pelos triângulo; todos os teclados possuem os caracteres + e -. Qual tipo de teclado possui os triângulos?"

Unknown said...

Olá Alessandra,

Gostei do seu comentário, o que "acredito" é que certos ícones são referenciais e essenciais para a copreensão como os de + e -, mas com essa guerra de tentar vender algo diferente para o público, como fórmulas novas, acaba não colando realmente....

Resta saber até onde isso vai e se surgirão novos que realmente serão relevantes.

Beijos

Thais Martinez