Tuesday, October 14, 2008

Aulas: interatividade e roteiro multimídia

O conteúdo sobre Interatividade

O conteúdo sobre Roteiro Multimídia

1 comment:

Unknown said...

15/10/2008 - 08h42
UOL altera projeto editorial e gráfico da home page
Da Redação


O UOL estréia nesta quarta-feira uma nova home page, com mudança no projeto editorial e no desenho. O objetivo é melhorar a leitura e a navegação do usuário e atender aos interesses de um público cada vez maior, que chegou à casa dos 15 milhões de pessoas segundo o painel residencial do Ibope NetRatings.

O design, mais limpo, conta com letras maiores e o uso prioritário da cor branca, o que proporciona um ambiente mais arejado. O novo desenho traz mais imagens e em formatos maiores, para acompanhar o crescimento e a melhor definição dos monitores do público e o aumento do acesso em banda larga.

"Entre as premissas do novo desenho estava não diminuir o número de chamadas de conteúdo nem mexer no espaço publicitário, que ocupa as duas colunas à direita da página. Por isso a opção pelo branco: para reduzir o efeito da verticalidade dos elementos que compõem a página", diz Luciana Faria, gerente geral de interface do UOL. Uma nova mudança está sendo preparada para 2009, em que a divisão de espaço entre logotipo e botões fixos, área editorial e espaço publicitário será alterada.

"O novo projeto editorial explicita questões como o uso de medição de audiência em tempo real nas decisões editoriais e a necessidade de manter o discernimento jornalístico e a responsabilidade pública acima do interesse despertado por temas sensacionalistas", diz Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL.

O texto, que ficará público, traz regras sobre freqüência de atualização e relembra que boato não é notícia, entre outros princípios jornalísticos da empresa, cujo controle acionário pertence ao Grupo Folha.

Nos seus 13 anos de vida, esta é a 17ª. vez que o UOL redesenha a sua home page, sem considerar as alterações meramente cromáticas. Desde março de 2008, usa inteiramente o formato com 1024 pixels de largura, já que atualmente esta é a definição que a maior parte do público é capaz de visualizar com conforto.

A home page do UOL é a página mais procurada da Internet brasileira. Atualizada 24 horas por dia, todos os dias do ano, ela se propõe a reunir, num só endereço, um grande número de informações relevantes e confiáveis e o melhor mix de entretenimento e serviços na Web. O objetivo é que atenda públicos com interesses diversos. A dificuldade é fazê-la sintetizar o que há nos mais de mil diferentes canais de conteúdos e serviços do UOL e seus parceiros.

O topo da página será usado para destacar os principais assuntos do dia, em qualquer temática. A nova TV UOL 2.0, que acaba de entrar no ar, ganhou uma área nobre na primeira página, com espaço para quatro vídeos. Essa área vai ser renovada ao menos quatro vezes por dia, para dar conta da grande quantidade de vídeos produzidos pelo UOL e seus parceiros. Já são mais de 65 mil vídeos no acervo da TV UOL 2.0.

Notícia completa no link http://noticias.uol.com.br/ultnot/2008/10/15/ult23u2635.jhtm