Wednesday, October 01, 2008

REDE ELÉTRICA LEVARÁ INTERNET AOS DOMICÍLIOS

A banda larga via rede elétrica vai facilitar muito a vida do consumidor, inclusive no preço que deve ser bem inferior ao praticado pelo mercado hoje.

A rede elétrica se tornará o meio de acesso mais comum à banda larga. Com preço mais competitivo, a internet por cabos de energia ou PLC (Powerline Communication) poderá chegar a 98% das residências do Brasil em poucos anos.

Testes da Anatal - Agência Nacional de Telecomunicações - com os PLCs variaram velocidade de la 6 megabits por segundo (MBps). O resultado está de acordo com o conceito de banda larga da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A regulamentação sobre o uso da rede ainda está sob consulta pública Anatel, onde deve permamecer por 30 dias. Mesmo desconhecendo os planos das concessionárias de energia, a agência já sabe que algumas delas estão interessadas em tonar-se prestadoras diretas de PLC.

E a expectativa do consumidor é que esse sistema, realmente, venha ser implantado. Por dois motivos fundamentais: preço e as sucessivas (às vezes freqüentes) quedas de sinal nos atuais sistemas em atividade no Brasil.

Jornal: The News Imóveis (13 a 19 de setembro de 2008 - Ed. 37 O).

1 comment:

Alexandre Izo said...

Olá pessoal. O site MyMagazines disponibiliza gratuitamente PDF's em alta resolução de algumas matérias das mais variadas revistas no mundo. Para quem ainda não conhecia, server como fonte de pesquisa para algum trabalho ou apenas a título de curiosidade mesmo. Acredito que essa "moleza" será efêmera então, aproveitem enquanto dá. abs.