Thursday, March 19, 2009

LTE: O próximo passo depois do 3G

Oi Pessoal,

Li esta reportagem no Meio & Mensagem e achei muito interessante. Alguém já ouviu falar na LTE? Agilizaria muito!!!

"Em breve, a sigla LTE começará a se tornar popular e ganhar espaço nas discussões sobre o acesso à banda larga por meio de aparelhos móveis. Trata-se do Long Term Evolution, protocolo adotado como a próxima evolução da família GSM, a evolução do 3G, e que tem como principal característica o acesso à banda larga de altíssima velocidade às redes móveis.

Para ter idéia, o 3G tem velocidade média de 7.2 Mbps dentro da arquitetura HSPA (High Speed Packet Access). A Vodafone, no ano passado, lançou uma versão beta de 21.6 Mbps, considerada a mais rápida do mundo.

No LTE que opera na faixa de 2,6 GHz, a rede suporta transmissões de dados com velocidade de até 300 Mbps, aumentando sobremaneira a eficiência de downlinks e uplinks.

Na edição 2009 do Mobile World Congress, os principais fabricantes já apresentaram em seus estandes alguns protótipos do LTE, que tem previsão de lançamento comercial em 2010.

No estande da LG foi apresentada a transmissão de streaming de vídeo em HD através de uma ERB LTE da Nortel. A Ericsson também montou uma minirrede LTE em seu espaço na feira e demonstrou o download de um arquivo de 200 Mb em menos de dez segundos. O mesmo fizeram a Nokia Siemens Networks e a NTT Docomo, maior operadora de celular do Japão,

Para o mercado brasileiro ainda não há previsão de lançamento de LTE, já que ainda estamos consolidando o 3G. Além disso, a crise financeira mundial deverá adiar os investimentos necessários para o desenvolvimentodo HSPA."

No comments: