Tuesday, May 12, 2009

ORCA: SOFTWARE LIVRE PARA A INCLUSÃO DOS CEGOS

O movimento do software livre está em expansão e há muitas ferramentas interessantes que além de contribuir no trabalho, na nossa vida, nos permite participar do processo e mudar paradigmas, pois quem não sabe, ele é aberto, podendo ser modificado por qualquer pessoa que tenha conhecimento para isso. Quem quiser saber mais, é só se inteirar no assunto, que já tem muito conteúdo na internet mesmo...Eu, por exemplo, não entendo muito bem sobre o assunto, mas estou a pesquisar...rs

Olha que legal este software livre específico para cegos, está no blog do Sérgio Amadeu...

Abraços a todos,

Karina.


ORCA: SOFTWARE LIVRE PARA A INCLUSÃO DOS CEGOS.
Tiago M. C., nascido as 04:30h do dia 18/07/1985, em Salvador, me enviou a mensagem abaixo.

Tiago nasceu com Retinose Pigmentar e ficou cego. Atualmente integra o projeto Orca, leitor de tela, em software livre, para pessoas de pouca ou nenhuma visão. LINUX E OS CEGOS"Cada vez mais os programas e sistemas operacionais Fonte Aberta (Open Source) vem conquistando as pessoas de todo o mundo, empresas, escolas etc, e como não poderia ser esquecido, também vem a conquistar os Deficientes Visuais.O Linux, o sistema operacional Fonte Aberta mais difundido entre usuários doméstico, possui implementações que visa a acessibilidade dos Cegos em geral, havendo projetos, comunidades interessada em melhorar o acesso ao computador através do Linux por Cegos e algumas Distribuições Linux.Uma Distribuição Linux, é organizada para uma determinada aplicação ou uma classe de usuários, com aplicativos voltados para os mesmos, organizado desde um Disquete, um CD a 10 CDs ou mais por exemplo, DVD e etc.Apresento então, três Distribuições Linux que oferece suporte para os Cegos Brasileiros.A primeira é o Linvox sendo baseada no Kurumin Linux, com o WINE instalado e o Sistema DOSVOX, desenvolvido pelo NCE/UFRJ.A segunda Distribuição Linux, é o Oralux mantida por uma comunidade de usuários de vários países.A terceira distribuição Linux, é o Ubuntu Linux conhecido em todo o mundo, além de ter vários aplicativos, possui ferramentas de acessibilidade que permite a utilização pelos deficientes!O Linvox foi quem abriu o caminho, tornou possível a utilização maciça do GNU/Linux no Brasil pelos cegos; o Oralux foi uma distribuição menos utilizada pelos cegos brasileiros; o Ubuntu vem ganhando espaço entre os cegos brasileiros, dando a possibilidade de utilizar o ambiente gráfico com o leitor de tela Gnome-Orca, atraiu diversos cegos para a utilização desse sistema."What is Orca?Orca is a flexible, extensible, and powerful assistive technology for people with visual impairments. Using various combinations of speech synthesis, braille, and magnification, Orca helps provide access to applications and toolkits that support the AT-SPI (e.g., the GNOME desktop). Orca is also free open source software.

2 comments:

Thais said...

Olá pessoal! Compartilho com todos. Abraços, Thais

TouchBook - Um livro interativo

A SomaticDigital desenvolveu um novo produto, que é no mínimo curioso. O TouchBook é um livro impresso, como qualquer outro livro, exceto pelo fato de ele possuir pontos touchscreen, que integram recursos multimídia à leitura tradicional.

O livro, que também é disponibilizado com interface em braile, pode ser conectado à diversos dispositivos, tais como: PC, Mac, iPod, Laptop, DVD Player, STB e PDAs. Sendo assim, em determinados trechos da história, você encontrará pontos com simbolos, como se fossem “hyperlinks”, que reproduzem efeitos sonoros, músicas, vídeos, fotos e até mesmo redirecionamento para URLs ou contatos via e-mail.

A proposta deste livro é de estender a experiência do leitor com o livro na era digital, oferecendo mais funcionalidades para a leitura convencional.

Zandre Bran said...

Ôlas, que tal atualizar o post e incluir o linuxacessivel.org?