Saturday, March 03, 2007

Daniela Arruda dá o pontapé inicial

A Daniela Arruda enviou o primeiro post sobre o desafio que fiz na aula, para que definissemos o que é Interface.

Ela escreve:


Olá professor Walter,
Na minha definição, interfaces são partes que separam e ao mesmo tempo integram homem e máquina. Os dois são divergentes, mas se convergem em um ponto, como o caso da comunicação. Um depende do outro, o homem cria e evolui com a máquina. Na comunicação, a ligação é a mesma. Para que ela seja eficiente e atinja seus objetivos – alcançar o maior número de pessoas possível de forma cada vez mais rápida e prática – é necessário que ela se adapte aos atuais e futuros meios de transmissão de informações conforme a tecnologia. Entendo que interfaces é o liga um mundo ao outro e os torna único, acessível.
Encontrei um texto interessante sobre interfaces.

Interfaces inteligentes
http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/02/20/interfaces-inteligentes/
20 de fevereiro de 2006, 0:00
O uso de canais online é uma oportunidade para as empresas.
Por Marcello Póvoa
A oportunidadeA proliferação da base instalada de PCs e celulares criou para as empresas novos canais de geração de receita e relacionamento com o consumidor final e o público corporativo. No Brasil os números seguem crescendo com cerca de 12% da população usando a internet, enquanto mais de 40% usam celulares. No mundo corporativo não existem métricas precisas, mas certamente os números são muito maiores, incluindo aí uma disponibilidade significativamente mais farta de banda larga.
Independente do segmento da empresa, existe uma oportunidade no canal online que deve ser capitalizada. Iniciativas de e–commerce, formação de CRM, gestão do conhecimento, dentre outras, podem gerar receitas e fortes reduções de custo.
Fator críticoNo desenvolvimento e manutenção de um canal on-line, um dos fatores mais críticos de sucesso está no projeto da interface. A interface é a membrana que fica entre o usuário e o sistema. Todos os elementos que visualizamos e interagimos ao usar um PC, celular, PDAs e afins compõem a interface que tem como fim intermediar a relação entre o ser humano e o sistema computacional que está do outro lado.
Assim, um projeto de interface bem executado deve permitir tanto ao negócio quanto ao usuário atingirem seus objetivos, de uma forma fácil e agradável. Por exemplo, uma boa loja de comércio eletrônico deve ser capaz de alavancar vendas para a empresa e simultaneamente facilitar o processo de compra para o consumidor. A cadeia de lojas GAP nos EUA investiu recentemente US$ 10 milhões em sua nova loja online, boa parte em cima do projeto de interface.
Um outro bom exemplo é a intranet da Cisco Systems, que tem cerca de 3.5 milhões de páginas. Houve recentemente um reprojeto de interface que fez com que o tempo médio de execução de tarefas comuns diminuisse em 17.6 segundos. Baseado neste tempo economizado pelos funcionários, chegou–se a uma redução de custos de US$ 3 milhões para a empresa.
Interfaces inteligentesPara catalizar o negócio bi–lateralmente (empresa e usuário) uma interface deve agir e reagir da forma o mais “humana” o quanto possivel, evitanto comportamentos mecânicos típicos de sistemas – geralmente desagradáveis para o usuário. Assim, técnicas de marketing que existem há décadas funcionam extremamente bem no projeto de interfaces. Dentre estas técnicas destaca–se o marketing direto, procurando sempre gerar algum tipo de valor que incentive o usuário a progredir no fluxo de compra, transação, procura de conteúdo ou qual seja a situação de usabilidade.
Naturalmente, as funcionalidades dispostas na interface devem estar fundadas em uma tecnologia eficiente para que as ações ocorram. Mais ainda, as ações do usuário na interface podem ser registradas e posteriormente interpretadas para gerar valor agregado e lealdade. Por exemplo, se um usuário visita repetidamente uma determinada categoria de produtos expostos na interface, isto possivelmente sinaliza um potencial de conversão. Consequentemente, uma oferta destes produtos deve ser enviada a este usuário… pela própria interface.
O uso de canais online para negócios será progressivamente mais popular via múltiplas interfaces: principalmente PC, celular e sua TV, que já tem interatividade em alguns serviços de cabo e satélite no Brasil. A questão crucial é fazer projetos com uma visão centrada no usuário e seu comportamento. Afinal, o cliente tem sempre razão. [Webinsider]

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