Monday, March 10, 2008

Aula sobre percepção

Caros, alunos

Basta clicar aqui para ter o pdf da aula

11 comments:

gabriela said...

Pessoal,
quando conversamos sobre não acreditar em tudo que está à venda por aí, me lembrei desse texto do Veríssimo. Eu o retirei da internet, mas quem quiser pode encontrá-lo também em alguns livros, como "Histórias Brasileiras de Verão", do autor.
Um abraço e boa semana!

===

"Ovo"
(Luis Fernando Verissimo)

Agora essa. Descobriram que ovo, afinal, não faz mal. Durante anos, nos aterrorizaram. Ovos eram bombas de colesterol. Não eram apenas desaconselháveis, eram mortais. Você podia calcular em dias o tempo de vida perdido cada vez que comia uma gema.Cardíacos deviam desviar o olhar se um ovo fosse servido num prato vizinho: ver ovo fazia mal. E agora estão dizendo que foi tudo um engano, o ovo é inofensivo. O ovo é incapaz de matar uma mosca.Sei não, mas me devem algum tipo de indenização. Não se renuncia a pouca coisa quando se renuncia ao ovo frito. Dizem que a única coisa melhor do que ovo frito é sexo. A comparação é difícil. Não existe nada no sexo comparável a uma gema deixada intacta em cima do arroz depois que a clara foi comida, esperando o momento de prazer supremo quando o garfo romperá a fina membrana que a separa do êxtase e ela se desmanchará, sim, se desmanchará, e o líquido quente e viscoso escorrerá e se espalhará pelo arroz como as gazelas douradas entre os lírios de Gileade nos cantares de Salomão, sim, e você levará o arroz à boca e o saboreará até o último grão molhado, sim, e depois ainda limpará o prato com pão. Ou existe e eu é que tenho andado na turma errada. O fato é que quero ser ressarcido de todos os ovos fritos que não comi nestes anos de medo inútil. E os ovos mexidos, e os ovos quentes, e as omeletes babadas, e os toucinhos do céu, e, meu Deus, os fios de ovos. Os fios de ovos que não comi para não morrer dariam várias voltas no globo. Quem os trará de volta? E pensar que cheguei a experimentar ovo artificial, uma pálida paródia de ovo que, esta sim, deve ter me roubado algumas horas de vida a cada garfada infeliz. Ovo frito na manteiga! O rendado marrom das bordas tostadas da clara, o amarelo provençal da gema... Eu sei, eu sei. Manteiga ainda não foi liberada. Mas é só uma questão de tempo.

© Luis Fernando Verissimo

carlosergipe said...
This comment has been removed by the author.
carlosergipe said...

Gabriela, gostei da sua participação. Bastante produtiva para o início de uma discussão...

Vou destacar aqui também o comentário da colega Heloisa Rocha na segunda aula do curso, que destacou a guerra "açúcar x adoçante".

Sua avó tem 84 anos e vai fazer um teste... Um ano consumindo açúcar! Depois de anos ingerindo adoçante (aquela subtância que realmente não gosto), ela vai enfrentar esta informação que para muitos era falsa.

Por isso, reitero o que Gabriela disse: "NÃO ACREDITEM EM TUDO QUE ESTÁ A VENDA".

P.S.: "Dizem que a única coisa melhor do que ovo frito é sexo".

Ovo frito é tão bom assim? (RISOS)

Unknown said...

Gabi e Carlos,

A primeira matéria que fiz na pós foi Cibercultura e comunicação em rede, do Sérgio Amadeu e posso falar que ela me abriu os olhos para coisas que acreditava sem bases científicas. COmo a disciplina do Walter tb está ampliando o horizonte, cansei de ler best-sellers sobre internet, tecnologia etc e tal, tudo fogo de palha.

Uma nova interface que é lancada, softwares modernérrimos que não agregam em nada. Enfim, precisamos saber quem são as grandes referências neste setor e saber qual é o nosso objetivo, só assim conseguiremos saber em quem realmente acreditar!

beijos

Luis Magalhães said...

Gente, como hoje estávamos falando a respeito do chamado "padrão globo de qualidade" e sobre como a rede globo exerce/aplica sua influência em várias áreas, me lembrei desse vídeo que assisti durante a faculdade. É um documentário feito pela BBC e que foi barrado no Brasil. Acho que vale a pena dar uma olhada!
Abraços!!


http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038&q=rede+globo

gabriela said...

Gente,
até agora, nada de cadastro para poder criar um tópico, um assunto para discussão, um post assinado por mim mesma! Então, resta fazer mais um comentário. Espero que vocês leiam! O Estadão de hoje trouxe uma notícia em infográfico no jornal e também na internet no caderno Link. O assunto tem a ver com games e achei legal a forma de dar a informação. Aqui está o link. Leva um tempinho para baixar.
Boa semana!

http://img01.link.estadao.com.br/
multimidia/infografico/
SaibaPlacasDeVideo.pdf

Unknown said...

Oláaaa

Não estou coneguindo abrir o link Gabi...

beijokas

gabriela said...

Ué...
Bem, se não conseguirem abrir por aqui, entrem no site do Estadão e pesquisem no caderno Link desta última segunda-feira.

Flávia Fernandes said...

Olá, amigos, semana passada não pude ir a aula e já estou pensando no primeiro texto que deverá ser entregue no dia 29.
Alguém pode me mandar algumas informações da aula, textos e alguns links citados que podem ser visitados? até mais!

Flávia Fernandes said...

Ops, esqueci de assinar o post anterior...
Flávia de Presidente Prudente!

Unknown said...

Olá Pessoal... como está a produção do trabalho?

Bjos

Thais