Friday, May 30, 2008

Programa "Interfaces Digitais" - 2.o Semestre de 2008

INTERFACES DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES E NA MÍDIA

Docente: Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior

Ementa
A disciplina Interfaces Digitais discute o panorama da comunicação digital através das tecnologias e conteúdos informativos presentes nas mais diversas plataformas como a Internet, HDTV (TV Digital), IPTV (Audiovisual de alta definição via Internet), Games, Celulares e PDAs.

É crescente a demanda por produtores de conteúdo multimídia interativo que dominem os conceitos sobre as interfaces e a percepção visual humana, a evolução e tendências das interfaces digitais, blogs corporativos e jornalísticos, infográficos multimídia, narrativas da linguagem multimídia e modelos de interação multimídia (arquitetura da informação, navegabilidade, usabilidade e interatividade).

O conteúdo ministrado na disciplina conecta o aluno nos conceitos digitais, por intermédio do cruzamento de diversos campos do conhecimento (design, mídias digitais, percepção visual e auditiva humana), proporcionando o entendimento abrangente sobre o desafio no que tange à construção de interfaces digitais multimídias nas organizações e na mídia.

Objetivo
A disciplina visa dotar o aluno de visão pluridisciplinar no campo das interfaces digitais, proporcionando: o entendimento sobre o funcionamento dos aparelhos visual e auditivo do ser humano quanto à captação de informação e seu armazenamento; compreensão de como as interfaces evoluíram até serem digitais e como funcionam tecnologicamente; aspectos fundamentais para construções de interfaces digitais on-line; análise dos impactos no surgimento de novas interfaces digitais.

Estratégias para aprendizagem
Aulas expositivas com discussões em grupo
Aulas com auxílio de Power Point e Breeze
Leituras de textos
Exibição de audiovisual
Exibição de conteúdo via Web

Processo de avaliação
Participação na disciplina- 1,0 ponto
Entrega de textos (2) – 1,0 ponto
Apresentação de seminário – 2,0 pontos
Produção de paper – 6,0 pontos

Conteúdo Programático

18 de agosto
Apresentação do professor e da disciplina
Informações sobre como serão ministrados os conteúdos e critérios de avaliação
Exibição de Audiovisual:
‘Mult touch reel’


25 de agosto
Exibição de Audiovisual:
Filme "Quem somos nós" ou "A evolução da Humanidade, de Jared Diammond"

Debate

Aula sobre Percepções
Funcionamento do sistema visual e auditivo do ser humano (Processos cognitivos de absorção e retenção de informação áudio-visual)
- Anatomia do globo ocular
- Precisão Visual
- Sistemas de atenção
- Sistema auditivo

1.o de Setembro

Continuação das aulas sobre Percepções.

Aula sobre: Fundamentos das cores e formas
Sinais, símbolos e ícones
Exibição de audiovisual:
‘Alexandre Wollner’

8 de Setembro
Evolução das Interfaces Digitais (Interação Humano-Computador/Interfaces Digitais)
Tecnologias e aplicações de Interfaces Digitais
Atividade:
Entrega do texto 1

15 de Setembro
Do analógico ao Digital: quebra de paradgimas
Gramática tecnológica
Conceitos básicos de Interfaces Digitais


22 de Setembro
Linguagem multimídia
Roteiros
Interatividade

29 de Setembro
Estudos de comportamento em interfaces digitais online
Arquitetura da Informação
Navegabilidade
Usabilidade

6 de outubro
Design da Interação
Atividade:
Entrega do texto 2

13 de outubro
Novas interfaces e novas aplicações
Infográficos Multimídia

20 de outubro
Overview sobre as possiblidades de Narrativas Interativas, Newsgames, novas intefaces (e-papers)

27 de outubro
Apresentação de Seminários

3 de novembro
Apresentação de Seminários

10 de novembro
Apresentação de Seminários

17 de novembro
Apresentação de Seminários

24 de novembro
Aula Final
Avaliação do curso
Atividade:
Entrega do paper final


Referência bibliográfica

AMARAL, Adriana; RECUERO, Rachel; MONTARDO, Sandra Portela.Blogs: Mapeando um objeto. Trabalho apresentado no VI Congresso Nacional de História da Mídia, no GT História da Mídia Digital. Universidade Federal Fluminense, 13 a 16 de maio de 2008AYKIN, Nuray.Usability and Internationalization of Information Technology. Lawrence Erlbaum Associates, 2004

BORGES, André. Blog: um ferramenta para o jornalismo. IN: Hipertexto Hipermídia. São Paulo: Contexto, 2007, p 41 a 53

Estudio Eyetrack Medios España: Analisis del comportamiento visual de los internautas y la efectividad de la publicidad online, novembro 2005

FRUTIGER, Adrian. Sinais & Símbolos. Martins Fontes, 2001

GERARD, Alexis; GOLDSTEIN, Bob. Going Visual. Using images to enhance productivity, decision making and profits. New Jersey: Wiley, 2005

GOSCIOLA, Viscente. Roteiro para as novas mídias: do game à TV Interativa, 2003

GUIMARAES, Luciano. A cor como informação. Editora Annablume, 2004

GUIMARAES, Luciano. As cores na mídia. Editora Annablume, 2003

HEIM, Steve. The Resonant Interface. EUA: Allison Welsey, 2008
JOHNSON, Steve. Cultura da Interface. Jorge Zahar, 2001

KRUG, Steve. Não me faça pensar. Alta Books, 2006

MALLOT H A, ALLEN J S. Computational Vision, Information Processing in Perception and Visual Behavior. MIT Press, 2nd Ed, 2000

MEYER, Philippe. O olho e o cérebro. São Paulo: Editora Unesp, 2002

Morgan Kaufmann. Information Visualization: Perception for Design. Elservier, 2004

O´DRISCOLL, Gerard. Next Generation IPTV Services and Technologies. EUA: Wiley-Interscience, 2008

NORA, Paul. A linguagem audiovisual do hipertexto. IN: Hipertexto Hipermídia. São Paulo: Contexto, 2007, p 107 a 138

PINHEIRO, Cristiano Max Pereira. Apontamentos para uma aproximação entre jogos digitais e comunicação. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007

POYNTON, Charles. Digital Video And HDTV: Algorithms And Interfaces, Elservier, 2003

PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de Interação: Além da Interação Homem-Computador. EUA: Bookman, 2005

RAMACHANDRAN, V. S. Encyclopedia of the Human Brain. San Diego: Academic Press, 2002

STOLARSKI, André. Alexandre Wollner: e a Formação do Design Moderno no Brasil. Cosac Naify, 2005

WADE, Nicholas J. Perception and Illusion: Historical Perspectives. NY: Springer Science, 2005








No comments: